Conteúdo - Distrito de Aveiro


O distrito de Aveiro é um distrito português cuja área estrutural, na zona centro-sul e sul do distrito, pertence à província da Beira Litoral, à região de Aveiro e à região do Centro (Região das Beiras).

Os seus concelhos no extremo norte, como Espinho, Arouca ou Santa Maria da Feira, pertencem à província do Douro Litoral, à Área Metropolitana do Porto e à Região do Norte e sempre tiveram uma forte ligação socio-económica ao espaço urbano do Porto, que sempre foi e é o seu espaço urbano de referência, para além do Porto ser a capital do território da NUTS III e da NUTS II desses concelhos cujos habitantes não manifestam qualquer sentimento de pertença em relação a Aveiro e com Aveiro têm um único elemento comum meramente burocrático, que é o facto de pertencerem ao mesmo distrito, sem qualquer tipo de coesão identitária com Aveiro. De modo análogo, acontece com a Mealhada, no extremo sul do distrito de Aveiro, que pertence à CIM da Região de Coimbra e tem uma forte ligação à cidade de Coimbra.

O distrito de Aveiro limita a norte com o distrito do Porto, a leste com o distrito de Viseu, a sul com o distrito de Coimbra e a oeste com o oceano Atlântico. A sede do distrito é a cidade com o mesmo nome. Tem uma área de 2 798,54 km² (14.º maior distrito português) e uma população residente de 714 200 habitantes (2011).