sábado, 15 de abril de 2017

Distrito de Faro


O distrito de Faro é um distrito português, coincidente com a província tradicional do Algarve. Limita a norte com o distrito de Beja, a leste com Espanha, e a sul e a oeste com o oceano Atlântico. Tem uma área de 4960 km² (10.º maior distrito português) e uma população residente de 434 023 habitantes (2009). A capital do distrito é a cidade com o mesmo nome.

O distrito de Faro subdivide-se nos seguintes dezasseis municípios:
Albufeira
Alcoutim
Aljezur
Castro Marim
Faro
Lagoa
Lagos
Loulé
Monchique
Olhão
Portimão
São Brás de Alportel
Silves
Tavira
Vila do Bispo
Vila Real de Santo António

O Algarve é a única região portuguesa perfeitamente definida, e consequentemente é a única que não tem uma divisão administrativa confusa. O distrito de Faro corresponde quer à tradicional quer à moderna região do Algarve, e esta constitui também uma única subregião estatística, com o mesmo nome.

Coincide perfeitamente com a região do Algarve, tendo uma área de 5 412 km² e uma população de 451 005 habitantes (Censos 2011) (0,06% da população da Europa e 4,27% da população de Portugal), constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país.

Faro é atualmente um dos distritos mais ricos de Portugal, em conjunto com o Distrito de Lisboa, de Setúbal e a Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...