terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Geografia - Distrito de Aveiro


O distrito de Aveiro localiza-se, na sua maior parte, abaixo dos 100 m de altitude, ocupando uma planície costeira que chega a ter cerca de 40 km de largura, na parte sul do distrito. A paisagem desta planície é dominada pela ria de Aveiro, e pelos rios da bacia hidrográfica do Vouga (Cértima, Alfusqueiro, Águeda, Antuã e do próprio Vouga na planície litoral, e Agadão, Caima e Mau já nos contrafortes da serra). O único rio que não desagua no Rio Vouga, desagua directamente na ria de Aveiro, o Antuã que desagua perto da cidade de Ovar na ria de Aveiro.

Para oriente e para norte, o relevo torna-se mais acidentado, subindo-se ainda no distrito de Aveiro até às alturas das principais serras, chegando mesmo a estender-se até à serra do Montemuro, a nordeste. Na sua fronteira norte, o distrito contacta brevemente com o rio Douro e com alguns dos seus afluentes (Arda e Paiva).

O litoral é arenoso, em paisagem típica de zona lagunar, com um cordão dunar de espessura variável a separar as águas calmas da ria de Aveiro do mar.

Principais serras do Distrito de Aveiro:
Serra do Buçaco – 549 m de altitude
Serra do Arestal – 830 m de altitude
Serra da Arada – 1 071 m de altitude
Serra da Freita – 1 085 m de altitude
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...