sábado, 23 de maio de 2015

O que é o Ozono Estratosférico?


A medida da espessura da Camada de Ozono é normalmente designada por quantidade total de ozono ou simplesmente ozono total e consiste na quantidade de moléculas de ozono contidas numa coluna vertical de base unitária que se estende desde a superfície até o "topo" da Atmosfera.

Tradicionalmente, o ozono total é habitualmente expresso em unidades Dobson (1 unidade Dobson=2.687 E16 molécula/cm2) em memória do cientista britânico G. M. B. Dobson que nos anos 20 do século passado desenvolveu um espectrofotómetro para a medição operacional da quantidade total de ozono a partir da análise do espectro da radiação solar ultravioleta.  Ao longo do ano e nas latitudes médias, a quantidade total de ozono pode variar entre 200 D e 500 D. Nas regiões polares e em especial no Polo Sul e durante os eventos do Buraco de Ozono, a quantidade total de ozono pode diminuir até valores inferiores a 100 D.

A vigilância da Camada de Ozono em Portugal é levada a cabo pelo IPMA, o qual mantém actualmente em funcionamento um espectrofotómetro Dobson (Lisboa) e 3 espectrofotómetros automáticos Brewer (Lisboa, Funchal e Angra do Heroísmo). Estas estações fazem parte da rede GAW (Global Amosphere Watch) da OMM (Organização Meteorológica Mundial), contribuindo para uma melhor cobertura observacional à escala global e como referência para os sistemas de deteção remota à bordo de satélites (TOVS, EP-TOMS, GOME, SCHIAMACHY, etc.). Os resultados obtidos são periodicamente enviados para vários centros internacionais de dados (WOUDC e NHMP-LAP) onde são disponibilizados para a comunidade cientifica.

As observações da quantidade total de ozono efetuadas em Lisboa desde 1967 até 1998 apresentam uma tendência estatisticamente significativa de 3,3% por cada dez anos. Esta tendência é comparável com as encontradas em outras estações da Europa no mesmo período e com instrumentos do mesmo tipo.

As previsões de ozono total apresentadas são baseadas no modelo de previsão de larga escala disseminado pelo Serviço Meteorológico Alemão (DWD) na sua qualidade de centro meteorológico regional especializado da OMM para a previsão do Índice UV.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...